Casa & Decoração

Calçadão da 13, em Campinas, terá decoração com guarda-chuvas, pufes e volta de fios suspensos para evitar crimes; veja detalhes | Campinas e Região

O calçadão da Rua 13 de Maio, principal via do comércio popular em Campinas (SP), terá uma nova decoração com 950 guarda-chuvas coloridos, 50 pufes de concreto e mudanças na fiação, segundo a prefeitura. Um projeto criado e doado por uma construtora, escolhida por chamamento público, passou pela análise de comerciantes e a expectativa da Secretaria de Planejamento e Urbanismo é de que a execução comece até setembro e seja finalizada gradativamente, por quadras, antes da Black Friday.

Segundo a titular da pasta, Carolina Baracat Lazinho, a parceria-público privada também prevê a instalação de 31 bancos de concreto vazados (para impedir o acúmulo de água) e de 25 lixeiras. Holambra (SP) está entre os municípios que já contam com uma decoração com guarda-chuvas no país, por exemplo.

O valor total do investimento não foi confirmado, e o edital sobre o recebimento de propostas de doação, em comemoração ao aniversário de 248 anos da cidade, foi publicado em 30 de junho. Interessados enviaram propostas à pasta até 6 de julho, segundo a administração municipal.

  • 950 guarda-chuvas coloridos;
  • 50 pufes de concreto;
  • 31 bancos de concreto;
  • 25 lixeiras

“É uma PPP [parceria público-privada] amparada por decreto. Qualquer integrante da sociedade pode vir e doar ou executar projeto, como recuperação de uma praça, adotar um calçadão, implantar um parquinho de crianças Isso mostra que existem parceiros que querem trazer qualidade ao espaço público. Isso foi aberto a toda sociedade, teve publicidade, mas depende da capacidade de investimento para a benfeitoria”, explicou Carolina.

2 de 3 Rua 13 de Maio, no Centro de Campinas, durante período do toque de recolher — Foto: Alexandre de Jesus/EPTV

Rua 13 de Maio, no Centro de Campinas, durante período do toque de recolher — Foto: Alexandre de Jesus/EPTV

Impactos no Centro e mudança em fiação

Segundo ela, a construtora Patriani, responsável pelo projeto, ainda fará o levantamento financeiro do projeto, uma vez que os comerciantes reivindicaram que a implementação seja por quadras, para reduzir impactos nas operações. “A reunião de ontem [na Associação Comercial e Industrial] foi importante porque starta o desenvolvimento pela empresa. Eles vão comprar o material, já escolheram a empresa dos guarda-chuvas, e depois a gente dá ordem de serviço”, explicou a secretária.

Ao prever melhorias como sombreamento ao longo de 237 metros da via, dividida em quatro quadras decoradas, Carolina disse que a iluminação será intensificada com spots. Uma das mudanças estruturais que deve gerar impactos na transição é a que volta a colocar os fios de energia suspensos para evitar furtos, segundo a secretária, que têm gerado prejuízos aos lojistas.

Em 2004, quando a via passou por uma revitalização, a prefeitura fez justamente o aterramento para melhorar o visual. Segundo o governo, o Corpo de Bombeiros também já foi comunicado.

“Tem muitos atos de vandalismo, há furtos de fios, disjuntores, está gerando um constrangimento e prejuízos. A loja fica no escuro, tem corte de energia e não consegue emitir uma nota fiscal. Por mais que pareça uma involução, há necessidade naquele local, ao mesmo tempo que a Guarda reforça o patrulhamento e blitz noturna”, falou Carolina

Ela mencionou que, com a nova estrutura mobiliária, os fios “ficam escondidos” pelos guarda-chuvas que serão instalados, e funcionários de Serviços Públicos acompanharão a obra.

“Os comerciantes adoraram. Vai ter visibilidade, harmonia”, destacou a secretária ao fazer um apelo contra furtos e pichações. “É difícil encontrar um parceiro que queira fazer algo benéfico.”

3 de 3 A secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat — Foto: Carlos Bassan/PMC

A secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat — Foto: Carlos Bassan/PMC

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Fonte: Internet

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo