
Cláudio Castro inaugura equipamentos públicos no Jacarezinho | Rio de Janeiro
O governador também entregou à comunidade a horta comunitária, que fica ao lado da sede do Cidade Integrada, no JacarezinhoMarcos Porto/Agencia O Dia
Rio – O governador Cláudio Castro entregou neste sábado (14) diversos equipamentos públicos, frutos do Programa Cidade Integrada, nas comunidades de Manguinhos e do Jacarezinho, Zona Norte do Rio. Foram inauguradas a piscina e a quadra poliesportiva do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, que passou por reformas em toda a estrutura interna e externa. Na ocasião, aconteceram atividades esportivas na quadra e na piscina. A comunidade do Jacarezinho também recebeu projetos arquitetônicos para a reforma de 110 casas.
“O Cidade Integrada é um programa de transformação de vida. A gente sabe que há uma pressa, que é natural, até pela falta do poder público ao longo dos anos. Mas, por não ser um projeto eleitoral, às vezes, até o tempo das coisas acontecerem, as licitações, o respeito ao processo acaba demorando um pouquinho mais. Mas, hoje, 115 dias depois, a gente vê a Faetec, Casa do Trabalhador, CRJ, a escola, o programa de esportes e cultura entregues”, avaliou o governador.
Imóveis precários
“Garantir moradias dignas é uma das nossas missões na comunidade do Jacarezinho. Os engenheiros e arquitetos do Na Régua vão mudar a vida dessas pessoas. É uma felicidade poder realizar o sonho dessas famílias”, disse o governador.
Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras, o projeto Na Régua oferece serviços de assistência técnica e arquitetura para a população mais vulnerável. Engenheiros e arquitetos da equipe da iniciativa vistoriaram centenas de imóveis e cadastraram 110 unidades que necessitam de reformas imediatas.
“As intervenções são voltadas para salubridade e habitabilidade do domicílio para melhorar a qualidade de vida das famílias”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi.
Casas do Trabalhador
Entre as inaugurações, foi entregue a Casa do Trabalhador de Manguinhos, onde funcionará também o SINE e será montada uma unidade móvel(carreta). De acordo com o governo estadual, as Casas do Trabalhador vão ampliar a oferta de trabalho, emprego e geração de renda para os moradores das duas comunidades. No local, serão oferecidos cursos de qualificação profissional, além de formação e preparação de candidatos para vagas de emprego.
Ainda em Manguinhos, Castro inaugurou o Centro de Referência da Juventude (CRJ). O Secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, acompanhou o governador. O vice-prefeito do Rio, Nilton Caldeira, que assumiu na noite desta sexta-feira,13, temporariamente o cargo de prefeito da cidade, após Eduardo Paes viajar para os Estados Unidos, estava presente no evento.
Castro também inaugurou o complexo esportivo do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila. Ao todo, três mil pessoas se inscreveram nas atividades que serão oferecidas nas instalações esportivas da escola de segunda a segunda, como natação. Durante a entrega dos equipamentos do colégio estadual, foram realizadas atividades esportivas, apresentação da banda musical da escola e oficinas de grafite.
“Estamos entregando uma escola com um modelo de ensino inovador que estará de portas abertas aos moradores da região. É importante que todos percebam que a escola pertence à comunidade e se envolvam para que juntos possamos avançar na melhoria da qualidade da educação pública”, ressaltou Valle.
“Todos os alunos estão muito felizes. Estudo desde o 1º ano aqui e hoje sinto que estou num novo colégio. A energia é outra. Além das aulas, temos uma série de atividades extras,” disse a estudante.
Maior medalhista paralímpico brasileiro, com 14 medalhas conquistadas na natação, Clodoaldo Silva, se emocionou ao ver de perto a transformação da escola. “Já estive em muitos espaços de alto rendimento para a prática esportiva, mas quando você reúne no mesmo local esporte e educação, aí sim se tem o trabalho que faz a diferença. E se eu consegui superar minha deficiência por meio do esporte, qualquer um pode alcançar seus sonhos”, comentou o atleta.
Horta comunitária
No total, foram colhidas na horta, cultivada pela Secretaria de Agricultura, mais de 2 mil mudas de hortaliças, entre brócolis, alface, mostarda, beterraba e rúcula. O objetivo é garantir segurança alimentar e aproximar a população local das questões ambientais.
Maquiagens, tranças e castrações
O programa Desenvolve Mulher também marcou presença nos eventos deste sábado, com um espaço para atender moradoras da comunidade com serviços de maquiagem, tranças e penteado afro. Uma tenda do projeto RJPet também realizou castração gratuita de cães e gatos.
Fonte: Internet