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Com novo conjunto óptico, a pequena Yamaha Crosser 150 2023 é uma gigante quando o assunto é aventura – MinutoMotor

A linha Crosser 150 2023, disponível nas versões “S” e “Z”, ganhou novo conjunto óptico com luzes de posição e projetor de LED – segue o mesmo padrão adotado na MT-03 e Fazer 250 e cujo design lembra a linha KTM Duke. Ou seja, a trail de entrada de Yamaha está de cara nova, mais radical, “irada”, que deverá atrair um público mais jovem e antenado, já que o modelo conta tomada 12 Volts junto ao guidão que, aliás, agora pode ser ajustado em sua altura (15 mm a frente). Outra novidade é a nova lanterna traseira também em LED. Falando em tecnologia, agora a moto conta com painel totalmente digital, do tipo blackout, que traz inúmeras informações, com destaque para o indicador de marchas, conta-giros e função “ECO”. Para maior segurança a moto conta com freio ABS na dianteira. A nova linha Crosser estará disponível nas concessionárias já no final de abril e preços a partir de R$ 16.590 + frete.

Motor – A trail urbana continua equipada com o tradicional motor monocilíndrico arrefecido a ar, com 149cc, é capaz de gerar a potência máxima de 12,2cv quando abastecido com gasolina, e 12,4 cv com etanol. Dessa forma o sistema de injeção eletrônica de combustível BLUEFLEX permite o abastecimento com gasolina, etanol, ou mistura de ambos em qualquer proporção. Já o tanque de combustível tem capacidade para 12 litros e autonomia para cerca de 400 quilômetros.

Ciclística – Na parte ciclística, a moto conta com o tradicional garfo telescópico tem curso de 180 mm, em ambas as versões, e protetores do tipo sanfona na dianteira. Usa disco de 245 mm e uma pinça de duplo pistão e ABS, que oferece maior controle em emergências, como piso escorregadio e outras condições de baixa aderência. Já na traseira, o sistema é composto por um amortecedor único e seu curso é de 160 mm e disco único de 203 mm e pinça de um pistão. A novidade fica por conta da adoção dos pneus Levorin, nas medidas 90/90 – 19 M/C 52P na dianteira, e 110/90 – 17 M/C 60P na traseira.

Versões e preços – Estará disponível em duas versões: “S” que traz um estilo mais urbano, com o paralama baixo, próximo ao pneu e motor com acabamento em preto fosco, reforçando a pegada esportiva e mais urbana da moto. Já a versão “Z” foi inspirada do universo off-road, com o paralama mais alto, que garante um visual mais aventureiro.

A Crosser 150 S tem o preço sugerido de R$ 16.590 + frete, e R$ 17.160 + frete para São Paulo. Já a versão Z, com paralama alto, o preço sugerido é de R$ 16.790 + frete, e R$ 17.368 para o Estado de São Paulo. A Crosser conta com programa Revisão Preço Fixo, na qual o valor da revisão é o mesmo em toda as concessionárias participantes em todo o Brasil. A garantia é de 3 anos.

Test-ride – Para conferir todas as qualidades da nova Crosser 2023, a Yamaha convidou a experiente equipe do Caminhos das Serras, formada por Moara e Ramon Sacilotti, além do Rodolfo Bazetto, para conduzir os jornalistas. O trajeto, de cerca de 200 quilômetros pela região da Serra da Mantiqueira percorreu belos caminhos de terra e trechos asfaltados. A região é composta por quatro dos dez picos culminantes do Brasil é também conhecida como “O Himalaya Brasileiro”. Um paraíso para a prática do motociclismo off-road que abriga o Parque Estadual Serra do Papagaio, Parque Nacional de Itatiaia, Pedra do Baú e Parque Estadual de Campos do Jordão, no qual o tour Crosser foi concentrado.

O que fica claro é que a pequena Crosser é uma gigante quando o assunto é aventura. A bordo dessa Yamaha o importante é chegar ao destino com segurança e conforto. Falando nisso, assento é amplo e em dois níveis e com apoio lombar. Está a 850 mm do solo e se destaca pela eficiente ergonomia. Há um encaixe perfeito das pernas do piloto junto ao tanque, para quem gosta de pilotar de pé. A motinho não é uma bigtrail, por isso tem limitações de torque e potência para quem busca alta performance. Mas a Crosser é uma pequena notável e ideal para qualquer tipo de público, seja iniciante, experiente, mulher, baixinhos etc. Guerreira na terra e no asfalto, ela encara os desafios com bravura. Destaque para o equilíbrio do conjunto, ciclística acertada e pelos novos pneus, que se saíram muito bem em qualquer tipo de piso. Para finalizar, o novo conjunto óptico oferece maior amplitude e potência de iluminação, tornando a condução noturna mais segura.

Neste test-ride, o jornalista Aldo Tizzani, editor do MinutoMotor, usou o capacete Bieffe 3 Sport Classic. Ao fundo, a piloto Moara Sacilotti, do Caminhos das Serras

Fonte: R7.com

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