Bem Estar

Pode Fazer Luzes e Progressiva no Cabelo no Mesmo Dia?

Quem faz luzes no cabelo e não vive sem escova progressiva deve ter cuidado para coordenar os dois procedimentos nos fios. Fazer essa dupla transformação num único dia pode ser bastante agressivo para o cabelo e uma técnica pode interferir na outra. A química da escova progressiva pode interferir no tom das luzes e a mistura de ambas as técnicas pode causar danos severos para o cabelo.

Para quem deseja ter os dois procedimentos nos fios recomendamos que continue lendo para entender melhor como as técnicas podem interferir uma na outra e quais são os cuidados básicos que se deve ter.

Escova Progressiva Pode Interferir na Cor das Luzes do Cabelo

Cabelo Loiro e Liso

A química do alisamento da escova progressiva pode interferir na cor das luzes feitas antes. Dependendo do pH do alisante é possível que a cor fique com aparência de desbotada. Quando o alisante tem caráter ácido, ou seja, pH menor tem mais chances de causar reação na coloração levando ao desbotamento das madeixas.

A dica para evitar surpresas desagradáveis é conversar com um cabeleireiro de confiança para saber como fazer os procedimentos desejados de forma mais segura e saudável para os seus fios.

Alisamento Pode Interferir no Clareamento

Ao tomar conhecimento da situação descrita acima você pode estar pensando que para resolver basta alisar primeiro e fazer as luzes depois, não é mesmo? No entanto, não é bem assim, pois ao alisar as madeixas antes pode acontecer das luzes não clarearem o suficiente.

O alisamento cria em volta do fio uma espécie de capa protetora que impede que os pigmentos de cor da tintura penetrem como devem para alterar a cor do cabelo. Por esse motivo após fazer um procedimento de alisamento dificilmente as luzes clareiam o quanto é esperado. No entanto, esse caso é mais fácil de resolver do que o mencionado acima.

É possível fazer a correção de cor, então dá para fazer a escova progressiva e as luzes num único dia, mas é crucial escolher um profissional de confiança e usar produtos de qualidade. Se possível faça os procedimentos em dias diferentes dando um tempo para que seu cabelo se recupere de uma química para então partir para outra.

Intervalo Entre Químicas

O melhor é sempre fazer químicas distintas em dias diferentes dando um tempo para que os fios se recuperem. O tempo de intervalo ideal é um mês entre um procedimento e outro. Além de te deixar mais tranquila, esse intervalo, reduz o ressecamento do cabelo devido ao excesso de química.

As madeixas podem sofrer com um processo de quebra intensa se as duas químicas forem sobrepostas. O ideal é que o cabeleireiro faça um teste de mecha que nada mais é do que testar a química desejada numa mecha escondida do cabelo para ter certeza de que não haverá problema e nem corte químico. Esse teste é essencial para ter certeza que as químicas não têm incompatibilidades entre si.

Cuidados Pós-Transformação

Depois de fazer escova progressiva e luzes nos fios é essencial que você cuide bem do seu cabelo, lembre-se que ele já está fragilizado devido às químicas. Se possível faça uma hidratação no salão após os procedimentos, pois isso ajuda a devolver o brilho e os nutrientes perdidos em decorrência da química. Tenha o hábito de hidratar seu cabelo com regularidade em casa.

Além disso, se possível invista num cronograma capilar que nada mais é do que esquematizar cuidados de nutrição, hidratação e reconstrução do seu cabelo. Dê preferência para produtos que sejam específicos para cabelos com química, pois eles são formulados para dar ao cabelo aquilo de que ele sente mais falta. Lembre-se ainda de fazer a umectação (noturna ou antes do banho) para que seu cabelo se mantenha sempre lindo.

Proteção Solar

Hoje em dia é possível encontrar muitos produtos capilares com fator de proteção solar, ou seja, que ajudam a preservar os seus fios da ação danosa do sol. Para quem deseja algo prático para o dia a dia a dica é apostar nos leave-in com proteção solar.

Use regularmente, mas especialmente durante o verão em praias e piscinas. Uma dica para evitar o desbotamento das suas mechas durante o verão é dar um ‘banho’ de água mineral no seu cabelo ao sair da água do mar ou da piscina para eliminar o sal e o cloro.

Proteção Térmica

Quem tem química nos fios sabe como é fácil que eles fiquem ressecados e com um aspecto sem viço. Uma boa dica para evitar a perda de hidratação dos fios é usar produtos que ofereçam proteção térmica. Esses produtos ajudam a evitar que o uso de fontes de calor como chapinhas e secadores ‘roube’ a água presente nos seus fios deixando-os secos e quebradiços.

O ideal é utilizar esses produtos sempre antes de usar secador e chapinha. Lembrando que esses produtos geralmente são cremosas de forma que você deve aplicar nos fios úmidos, seque com o secador antes de passar a chapinha para não ‘fritar’ seu cabelo. É essencial evitar que a chapinha ou babyliss entrem em contato com os fios úmidos ainda que estejam ‘úmidos’ de creme.

Reconsidere Algumas Químicas

Antes de partir para um procedimento químico agressivo no seu cabelo recomendamos que você reconsidere a relevância de fazer esse procedimento. Isso vale em especial para os alisamentos uma vez que há um forte movimento de transição capilar, ou seja, o retorno dos fios alisados para seu visual natural. Será que vale a pena danificar seus fios ao extremo?

O retorno para o visual natural pode não ser tão simples e pode até gerar momentos de dificuldade no tocante a autoestima uma vez que os fios ficam no meio termo sem uma definição para cachos ou liso. Contudo, se você realmente se sentir bem e satisfeita com os procedimentos químicos que está pensando em fazer recomendamos que siga as dicas dadas quanto ao intervalo e teste de mecha para sair feliz do salão de beleza. A sua história não precisa ser mais uma das que não deram certo.

Gostou dessas dicas para fazer químicas com segurança no seu cabelo? Curta e compartilhe em suas redes sociais!



Fonte: R7.com

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo